Atacadistas e varejistas: obrigações vinculadas à emissão da NFC-e no ano de 2023

No dia 06 de dezembro de 2022, comunicamos, por meio de circular, aos associados da AGAD/RS, a prorrogação de 1º/01/23 para 1º/04/23, da obrigatoriedade do comprovante de pagamento eletrônico ser vinculado à NFC-e emitida nas operações presenciais realizadas por estabelecimentos cuja atividade econômica esteja enquadrada nas classes 4711-3 e 4712-1 da CNAE (supermercados, hipermercados, minimercados…

Veja mais

Obrigações acessórias do ICMS para 2023 – Instrução Normativa RE n. 96/2022

Conforme divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul – SEFAZ/RS, as obrigações acessórias, assim considerados os documentos e arquivos digitais exigidos pela fiscalização do ICMS, passaram a observar as determinações da Instrução Normativa RE n. 96/2022, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 04 de novembro de 2022, as…

Veja mais

REVOGADO O ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA INCIDENTE SOBRE DIVERSOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS PELOS ATACADISTAS E VAREJISTAS GAÚCHOS, A PARTIR DE 1º DE OUTUBRO DE 2022

O Decreto n. 56.633/22, publicado no dia 30/08/2022, denuncia protocolos de substituição tributária do ICMS, revogando, assim, a partir de 1º de outubro de 2022, o imposto de responsabilidade incidente em diversos produtos ou segmentos de mercadorias comercializados pelos distribuidores, atacadistas e varejistas gaúchos. Depois de diversas reuniões realizadas pela AGAD/RS e diversas outras entidades…

Veja mais

E-COMMERCE – RETIRADA E DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA EM QUALQUER ESTABELECIMENTO DO MESMO GRUPO ECONÔMICO OU DE TERCEIROS

O Conselho de Políticas Fazendárias – CONFAZ aprovou norma (Ajuste Sinief 14 – DOU de 06/07/22) que autoriza a retirada e devolução de mercadoria em outros estabelecimentos, que não o do vendedor, inclusive em estabelecimentos de terceiros, contribuintes ou não, facilitando, assim, as operações realizadas no âmbito do e-Commerce – venda a consumidor final não…

Veja mais

O ESTADO DO RS EXCLUI, DO ICMS/ST, OITO GRUPOS DE MERCADORIAS

O Estado do RS eliminará, do Regime de Substituição Tributária, a partir de 1º de julho, oito segmentos de mercadorias, conforme disposições do Decreto n. 56.541, publicado no dia 9 de junho. Também foram divulgadas orientações específicas, relativamente aos procedimentos que os contribuintes deverão adotar em relação ao aproveitamento dos créditos de ICMS vinculados aos…

Veja mais

SUSPENSÃO DA REDUÇÃO DO IPI PELO STF

O Governo Federal implementou a redução da alíquota do IPI, de forma linear na tabela de incidência do imposto, desde 25 de fevereiro de 2022, sendo 18,5% para os produtos da NCM 87.03 e 25%, para os demais, exceto para os classificados no capítulo 24 (Tabacos e Cigarros). A redução do IPI, que tem relevância…

Veja mais

Atacadistas e Distribuidores Equiparados a Industriais – Redução das Alíquotas do IPI, desde 25/02/22

Os Atacadistas e Distribuidores, normalmente, não estão sujeitos à tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI nas suas operações de saídas, como vendas, transferências, demonstrações, doações etc. No entanto, a legislação do IPI, regulamentada pelo Decreto n. 7.212/10, estabelece uma série de situações em que um comerciante Atacadista ou Distribuidor pode enquadrar-se na situação…

Veja mais

Diferencial de Alíquota do ICMS – DIFAL 2022 – Clientes não contribuintes do ICMS, localizados em outra unidade da Federação

Com a publicação da Emenda Constitucional 87/2015, foi implementada, no Brasil, a cobrança do Diferencial de Alíquotas do ICMS nas operações e prestações interestaduais destinadas a não contribuintes. A medida teve por objetivo resolver, principalmente, um problema gerado na tributação do ICMS nas operações “E-Commerce”, pois, anteriormente, o imposto era devido, integralmente, ao Estado remetente…

Veja mais